13 de novembro de 2006

Couscous Royal



O couscous royal é o prato nacional de vários países de África do Norte (Marrocos, Tunísia e Argélia). É servido em dias de festa e de convívio com a família e os amigos. Sou uma grande apreciadora desta especialidade que a minha mãe prepara como ninguém (nem tão pouco as proprias amigas marroquinas que lhe ensinaram a fazer o couscous...!). Aqui vai no entanto a receita do couscous royal à moda da minha mãe - aliás, a fóto foi tirada em casa dela durante a minha última viagem a Paris...

Ingredientes para 6-10 pessoas

- 3 copos bem cheios de sêmola de trigo média (couscous)
- azeite q.b.
- água q.b.
- 6 costeletas de carneiro (cachaço)
- 6 cubos grandes de carne de borrego (perna)
- 1 frango pequeno
- 12 salsichas merguez (1)
- 1 colher (chá) de ras-el-hanout (2)
- sal & pimenta
- 1 raminho de coentros
- 4 cenouras grandes cortadas em pedaços
- 2 curgetes cortadas em rodelas grossas
- 1 beringela pequena cortada em rodelas grossas
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 lata grande de grão de bico
- molho harissa q.b.

(1) a merguez é uma salsicha fresca a base de carne de borrego e de piri-piri. Em Portugal, encontra-se com bastante facilidade em supermercados e hipermercados

(2) o ras-el-hanout é uma mistura de especiarias típicas de África do Norte. Como não é nada fácil encontrar os frasquinhos por cá, a minha mãe é que me costuma fornecer via correio postal... Mas pode-se substituir o ras-el-hanout por uma quantidade equivalente de uma mistura constituida por canela, erva-doce, noz-moscada e cominhos em pó

Preparação

Começar a preparar a sêmola na véspera. Colocar a sêmola numa tigela grande juntamente com um copo de água e um pouco de azeite. Amassar muito bem com as mãos até a sêmola ficar solta e não colar. Cobrir com um pano e deixar repousar de um dia para o outro.

No dia da preparação, assar o frango no churrasco como explicado aqui.

Aquecer 3 colheres (sopa) de azeite na parte inferior de uma panela própria para cozedura à vapor. Refogar a cebola e os alhos picados. Juntar as costeletas de carneiro e a carne de borrego. Dourar de todos os lados. Temperar com sal, pimenta, o ras-el-hanout e os coentros previamente picados. Envolver e adicionar água suficiente para a cozedura da carne. Levar a ferver, cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 1h15.

25 minutos antes do final da cozedura, juntar as cenouras e levar a ferver. Adicionar as curgetes e a beringela. Acrescentar mais um pouco de água se for necessário. Colocar a parte superior da panela - com a sêmola previamente mexida à garfada dentro - sobre a parte inferior. Cobrir com a tampa.

Grelhar as salsichas merguez no churrasco e reservar num prato de servir. Cortar o frango em pedaços e colocar noutro prato de servir.

Dispor a sêmola numa saladeira. Juntar um pouco de azeite e misturar muito bem com o auxílio de um garfo.

Juntar o grão de bico previamente lavado e escorrido às carnes e aos legumes. Levar a ferver e cozinhar por 5 minutos em lume brando.

Colocar as carnes numa travessa funda. Transferir o molho e os legumes para uma terrina ou uma saladeira grande. Acompanhar com o molho harissa à parte*. Servir de seguida.

* o molho harissa costuma ser diluído numa concha do molho que se verte depois sobre a sêmola.

5 comentários:

  1. Olá Elvira, cheguei aqui pelo blog da Eliana. Adorei a receita eu sou uma apreciadora de couscous e não conhecia esta receita. Tentarei fazer.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Eu só conheço uns cuscus que se põem dentro de água quente uns 5 minutos, eles incham e pronto, basta juntar um pouco de manteiga. Estes são diferentes? Ou ficam melhores se forem mesmo cozinhados?

    ResponderEliminar
  3. Homoclinica: é a mesma sêmola. Só que esta é mesma a maneira mais saborosa de a preparar, já que coze com o vapor do estufado, impregnando-se do aroma deste.

    Obrigada pela visita à minha cozinha virtual. :-)

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia essa receita de couscous, mas ja imagino que deve ser maravilhosa, pois suas receitas são sempre ótimas. Estou tentada a experimentar.

    ResponderEliminar
  5. que delicia! e fiquei encantada com a foto da mesa, os pratos, as vasilhas, a toalha! :-) beijao,

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !