30 de maio de 2010

Moelas guisadas



Com o cheirinho à festas - Sanjoaninas, Santos Populares... - a pairar no ar, sabem bem petiscos tradicionais como estas moelas tenras tão típicas da nossa gastronomia popular...!

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 500 g de moelas
- 1 folha de louro
- 3-4 grãos de pimenta preta inteiros
- 100 ml de azeite
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 2 tomates maduros (sem pele nem sementes), picados
- 1 colher (chá) de concentrado de tomate
- umas gotas de molho de piri-piri
- 200 ml de vinho branco seco
- sal & pimenta moída no momento
- 1 pitada de cominhos moídos

Preparação

Arranjar e lavar as moelas. Corta-las em pedaços e coloca-las num tacho, juntamente com a folha de louro, os grãos de pimenta e um pouco de sal.

Cobrir com água e levar a ferver. Baixar o lume e cozinhar em lume médio-brando até as moelas se apresentarem tenras e cozidas (35-45 minutos ou 20 minutos na panela de presssão). Escorrer muito bem as moelas. Descartar a folha de louro e os grãos de pimenta. Reservar.

Aquecer o azeite num tacho. Refogar a cebola e os alhos picados até ficarem moles. Juntar os tomates picados e as moelas cozidas. Misturar.

Adicionar o concentrado de tomate e umas gotas de piri-piri. Temperar com sal, pimenta e os cominhos. Envolver e regar com o vinho branco. Levar a ferver e baixar o lume.

Cozinhar em lume brando por 20-25 minutos, ou até as moelas ficarem muito tenras e o molho apurar, mexendo de vez em quando.

Transferir as moelas para um prato fundo e servir de seguida. Acompanhar com fatias de pão de milho ou batatas fritas às rodelas.

Pimenta : Pimenta do reino - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Molho de piri-piri : Molho de pimenta

9 comentários:

  1. Adoro moelas, é daqueles petiscos que ninguém dispensa, bem acompanhado de um bom pão, porque o molho é simplesmente indispensável. Magnífica sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de moelas, bem tenrinhas e já não como há bastante tempo. Parecem-me óptimas :)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Que rico petisco, com mt molho e bom pão a acompanhar com uma cervejinha, numa boa esplanada, com boa companhia...
    já estou a divagar...
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Adoro moelas bem picantes!! com cervejinha!! ai ai.. que delicia!!

    ResponderEliminar
  5. Que belo petisco!!!!! Já cheira a Sanjoaninhas!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. olha se o meu amor visse bem ja nao se levantava da mesa:-)
    que maravilha
    uma boa semana
    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Ai que saudades de comer umas moelinhas!! Fiquei com vontade de fazer! Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  8. Nossa, minha mae fazia muito moelas quando eu era pequena. Tenho q dizer q nao era meu prato preferido mas ela fazia num molho q era muito bom. Suas moelas me lembraram muito das q minha mae fazia Elvira!
    Postei receitinha nova no meu blog, da uma passadinha por la!
    Ana

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !